As 3 coisas que realmente motivam as pessoas

On 17 de novembro de 2010, in Empreendedorismo, by sergiolemos

Existe um grande motivo pelo  qual eu decidi abrir a Empreendemia ao invés de seguir numa carreira de executivo: empreender me motiva infinitamente mais do que qualquer outra opção profissional.

Inclusive, pessoas adoram elogiar a coragem do empreendedor, mas na verdade é simplesmente uma questão de não conseguir fazer outra coisa todos os dias.

Através de uma sugestão do nosso leitor Rafael Borovik, empreendedor da Klaxus, conheci um vídeo que dá uma base científica muito interessante sobre o que realmente motiva as pessoas.

Motivação é fundamental para o dia-a-dia do empreendedor

Motivação é fundamental para o dia-a-dia do empreendedor

Dinheiro é um fator motivante, mas nem sempre
Existem basicamente 2 tipos de atividade, as que envolvem a lógica e as que envolvem a criatividade. Nas que envolvem a lógica e coisas mais palpáveis o dinheiro realmente é um fator motivante. Em atividades criativas o dinheiro prejudica o desempenho.

Se não é dinheiro, o que realmente motiva as pessoas?
Se você quer estimular a motivação em uma área que envolva criatividade e inovação, ou seja, empreendedorismo, entenda os 3 fatores essenciais para que a motivação coma solta.

Autonomia
Pessoas criativas gostam de ser donas do próprio nariz. Apesar de autonomia não significa fazer o que quiser, o sentimento de ter espaço para gerar novas ideias é fundamental. Ninguém consegue produzir algo realmente inovador cheio de barreiras ao redor.

Maestria
Quem quer fazer um trabalho grandioso adora olhar para ele e falar “Caramba, eu sou sinistro hein?”. Lembrando que para alcançar a maestria são necessárias MUITAS horas de prática. Veja mais em Para fazer coisas extraordinárias, é preciso treinar extraordinariamente.

Propósito
Quantas vezes você já parou no meio de uma atividade e pensou “Por que %@$ eu estou fazendo isso?”. Motivação vem de ter um motivo para fazer algo. Tendo um propósito grandioso a jornada rumo ao sucesso fica muito mais fácil.

Bacana! Quero saber mais sobre isso
Para aprofundar seu conhecimento sobre os 3 fatores e se tornar o mestre da motivação, não deixe de assistir esse vídeo sensacional. Para ver as legendas em português clique emSubtitles e escolha essa opção.

.

Existe outra versão do vídeo, com o mesmo áudio mas com uma animação muito bacana,confira.

Conclusão
Apesar desses fatores motivarem todas as pessoas, algumas simplesmente não estão dispostas a fugir da estabilidade financeira para correr atrás disso. Se você quer criar uma empresa inovadora que vai longe, esse não é o tipo de pessoa que você quer na sua empresa.

Um ótimo exemplo de empresa guiada por um propósito é a Zappos, que foi de 0 a 1 bilhão de dolares de faturamento em 10 anos. Confira nossa entrevista com o CEO da Zappos.

E você, que acha desses 3 fatores? Consegue enxergar como cada um deles influencia o dia-a-dia do empreendedor?

Fonte: http://www.saiadolugar.com.br/2010/08/12/as-3-coisas-que-realmente-motivam-as-pessoas/

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong> <pre lang="" line="" escaped="">