Hoje voltamos à nossa série sobre “design thinking” para discutir a tática de brainstorming – bastante utilizada na geração de ideias em grande quantidade e em pouco tempo.

Brainstorming, cuja tradução literal da palavra é “tempestade do cérebro”, é um processo semi-estruturado no qual um time gera um grande número de ideias e soluções sobre um tema específico. Essa etapa é bastante útil dentro do processo de design thinking mas também pode ser utilizado dentro de qualquer organização que procura gerar novas ideias criativas.

Vamos discutir como estruturar uma sessão de brainstorming e também 7 dicas para torná-la o mais produtiva possível.

O ideal será usar quadros ou lousas para anotar as ideias e contar com um facilitador para orientar os participantes (6 a 8 pessoas bem diversas). 30 a 45 minutos é suficiente por sessão. Lembre-se que a sessão de brainstorming é para ser divertida e é uma ótima maneira de criar energia dentro do time. Se possível, sirva café, balinhas ou chocolates para o grupo – um pouco de açúcar ou cafeína no sistema sempre ajuda!

Segue abaixo 7 regras de brainstorming usadas pela IDEO:

regras para brainstorming ideo1. Não julgue ideias: O propósito do brainstorming é gerar o maior número de ideias possível, sem parar para avaliar cada uma. Encoraje ideias diversas e até “malucas” pois podem servir de inspiração para o resto do time. Se algum participante parar para criticar alguma ideia, o facilitador deve imediatamente interferir e voltar a focar o time.

2. Vá atrás de quantidade: Quanto maior o número de ideias, melhor – 100 ideias em meia-hora é um grande sucesso

3. Encoraje ideias “malucas:” Muitas vezes essas ideias estão por trás de grandes inovações

4. Use as ideias como base: Ao invés de criticar, pegue uma ideia e a modifique ou melhore

5. Discuta uma ideia de cada vez: Não fique discutindo uma ideia só por meia-hora, mas ao mesmo tempo, mantenha o foco do time dentro de uma ideia de cada vez

6. Mantenha o foco: Lembre-se do tema ou questão sendo discutindo e tente manter o fluxo de ideias dentro do tema principal

7. Use audio-visual: Muitas vezes um simples desenho ou diagrama é a melhor maneira de capturar uma ideia – se necessário, vá além da descrição em palavras

Ao terminar a sessão de geração de ideias, sugiro que o time vote nas ideias preferidas. Cada participante pode ter, por exemplo, 3 votos para escolher suas ideias prediletas e que acredita ter o maior potencial. Um jeito fácil e bem visual de votar é colar um papel adesivo no quadro ao lado das ideias escolhidas.

Após a votação, é hora descrever com mais detalhe algumas das ideias mais concretas, com a função de evoluí-las. A próxima etapa será a criação de protótipos para testar as melhores ideias.

Fonte: http://acelerandoainovacao.blogspot.com/2009/06/brainstorming-geracao-de-ideias-mil.html

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong> <pre lang="" line="" escaped="">